quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Receitinhas Práticas IX - Penne ao Molho de Cenoura e Iogurte Natural

Oi gente!
Hoje vou falar de mais uma receitinha de 15 minutos para um jantarzinho leve da semana, o macarrão com molho de cenoura e iogurte natural.
Encontrei essa receita em um livro de massas light que comprei. Na primeira vez, enquanto fazia o molho, tive certeza de que não ia prestar. Ficou com uma cara meio esquisita. Eu achava que o iogurte ia fazer as vezes de um molho branco ou de creme de leite, que fica cremosinho. No entanto, ele coalha e solta um pouco de água.
A parte boa foi minha surpresa quando, apesar do aspecto inesperado, o prato ficou bem gostoso :-).
É óbvio que só vai apreciar essa receita quem gosta de cenoura. Também devo adverti-los de que o iogurte deixa um gostinho mais azedinho (que eu adoro), mas pode não agradar a todos.
Enfim.
Olhem a fotinho da última vez que fiz a receita:



Eu usei penne, mas na receita original era uma pasta longa. Então, pode ser qualquer macarrão, de preferência integral :-).
Olha a facilidade dessa receita: coloquei uma xícara de macarrão (entre 80g e 100g) para cozinhar na água fervendo pelo tempo indicado na embalagem (nesse caso, acho que foi por 11 minutos). Enquanto isso, ralei uma cenoura grande e piquei um dentinho de alho. Quando a massa ficou pronta, escorri e a coloquei em um prato. Na mesma panela (quanto menos panela suja melhor :-), adicionei uma colher de azeite, o alho para dourar e, logo depois, a cenoura. Deixei refogar por 3 a 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescentei um copo de iogurte natural desnatado, uma pitada de noz moscada e sal. Juntei o penne, misturei tudo e pronto. Jantarzinho light para dois :-).
Dessa vez, acrescentei um pouco de ervilha congelada, para dar uma corzinha e aumentar os nutrientes, mas só com a cenourinha já fica muito bom.
O iogurte dá a sensação de que é um queijinho ralado e o seu sabor com o da cenoura combinam super bem. Acho que é a forma que mais gosto de comer cenoura :-).
Está aí. Mais um receitinha ultra rápida para o jantarzinho leve da semana :-).
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário