quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Receitinhas Práticas VIII - Couve Flor Gratinada Light

Oi gente!
Hoje vou falar para vocês do meu mais novo "vício", o site Figos & Funghis, que encontrei por acaso no google.
Há algumas semanas estava procurando determinada receita e apareceu o Figos & Funghis. Entrei e viciei :-). Quando começo a consultá-lo, não consigo parar. É realmente interessante, tem muita receita legal. O formato do site é "limpo", sem poluição visual, sabe? E o que mais me prende é que a dona, Fabiana, fala e valoriza algumas coisas que eu também falo e valorizo, como, por exemplo, "receita super fácil", "saudável", "para fazer em até trinta minutos" e "light" :-). Bom, né?
Como já disse nas receitinhas que compartilhei anteriormente, não sou daquelas que adoram cozinha, que sentem prazer em passar um tempão cozinhando (adoro experimentar os pratos de quem é assim :-). Nos dias de semana, gosto mesmo é de receita saborosa que demore no máximo trinta minutos no preparo e que seja o mais leve possível :-).
Pois bem. No Figos & Funghis encontrei várias opções que se encaixam nessas especificações :-). Experimentei algumas, mas hoje vou falar da que me impressionou, por ser extremamente fácil e muito gostosa, a Couve Flor Gratinada Light. Veja fotinho:


Até que ficou bonita :-).
Antes de explicar como preparar, tenho que compartilhar uma outra descoberta que fiz, o creme de ricota. É um ingrediente super coringa que devemos ter em casa. É leve, gostoso, e uma colher e meia (sopa) tem só 52 calorias. É algo que dá aquela enganada nas receitas, fazendo parecer que você está comendo um molho com queijo calórico ou creme de leite :-).
O creme de ricota fica, no supermercado, próximo dos queijos, manteigas e etc. É um potinho que parece de queijo cottage. Vale a pena!
Bem, a receita da Fabiana está aqui. A minha, fiz da seguinte forma.
Peguei uma couve flor pequena (ou média, realmente não sei bem :-), separei os buquês, lavei e coloquei em uma panela com um pouco de água e uma pitada de sal para cozinhar por três minutos (não pode ficar mole, só al dente).
Enquanto isso, liguei o forno para pré-aquecer a 180 graus, juntei três colheres (sopa) de creme de ricota, uma xícara de leite semidesnatado e uma pitada de noz moscada. Misturei bem.
Escorri a couve flor e a coloquei em um refratário, despejei a mistura do creme de ricota. Piquei em cubinhos umas três fatias queijo de minas e coloquei por cima. Levei ao forno por trinta minutos. Pronto.
Ficou muito gostosa! Bem saborosa mesmo! O toque de noz moscada deixou um ar de comidinha elaborada e ela levou só uns quinze minutos para ser montada. Assim que eu gosto :-).
Experimentem! É mais uma ótima opção para o jantarzinho leve durante a semana :-).
Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário