domingo, 21 de julho de 2013

Burgos

Oi gente!
Em meio ao planejamento, pesquisas empolgadas e expectativas para a minha próxima viagem, me lembrei de que não tinha finalizado os posts a respeito da última, para Portugal-Espanha, feita no ano passado.
Depois de León, conhecemos Burgos e finalizamos em Madrid. Sobre esta não vou falar, pois já foi uma cidade de final de viagem, em meio ao cansaço, e seria injusto falar dela sem tanta empolgação, pois, na primeira vez que fui, adorei e agora já não visitamos muitas coisas :-( A única opinião que deixo registrada é: Em Madrid, reserve um dia para um bate-volta a Toledo! Imperdível.
Muito bem.
Depois do encantamento com Léon, partimos já no final da tarde para Burgos, onde iríamos passar a noite e seguir para Madrid. Foram 180 quilômetros, percorridos em, mais ou menos, duas horas por estradas perfeitas.
Quando estava planejando a viagem, pesquisei a respeito de Burgos e me interessou pelo fato de ser uma cidade medieval conservada (novidade eu querer conhecer uma cidade medieval com uma catedral gótica :-), que havia sido muito próspera nos séculos XV e XVI. No entanto, eu não tinha muita noção de como ela seria.
Reservei o Hotel Via Gótica, pois, no mapinha do Booking, parecia bem próximo do centro histórico.
Ao chegarmos à cidade, por volta das 19h, enquanto o GPS nos levava até o hotel, nos deparamos com essa vista:


Pensei: "Não é possível que nosso hotel esteja por aqui. Seria bom demais". Poi ele estava :-).
Ele não era simplesmente bem localizado, era maravilhosamente bem localizado :-). Em frente ao portão principal da cidade medieval. Olha a vista da janela do meu quarto:


Tinha um estacionamento público logo ao lado, com tarifa de € 13,50 para 24 horas. Não me lembro exatamente, mas a diária do hotel custou entre € 75 e € 80 com café da manhã.
Excelente hotel. O único problema era que, em alguns momentos, ouvíamos barulho do quarto ao lado, mas não deixaria de recomendar o Via Gótica.
Fizemos check in, deixamos as malas e saímos apressados para conhecer Burgos antes que anoitecesse (o que ocorre por volta das 21h nessa época do ano).
Que centro histórico fofo! Não tivemos tempo de visitar muitos lugares, demos apenas uma volta na cidade e apreciamos a beleza calma do local. Vejam algumas fotinhos:

Vista da lateral da catedral, ao entrar pelo portão principal

Portão da cidade medieval - à noite

Catedral de Burgos - vista de frente







A catedral linda no centro da cidade, casinhas medievais e ruelas encantadoras. Tudo que eu gosto :-).
Encontramos duas senhoras saindo da igreja, acredito, e elas viram a nossa empolgação com a cidade e vieram falar rapidamente com a gente. Disseram que moravam a vida inteira em Burgos e  que nunca se cansavam de admirá-la.
Realmente... Quando visito esses lugares lindos, com uma herança histórica impressionante e tão bem preservada, fico imaginando se as pessoas que moram lá ainda vêem toda essa beleza ou se já se acostumaram. Para mim, que estou de passagem, é tudo perfeito e extasiante :-).
Não tenho restaurante para indicar na cidade. Era dia de semana e não havia muitas opções, pois Burgos é uma cidade pequena e não é tão conhecida pelos turistas como outros lugares que vivem lotados todos os dias, então muita coisa estava fechada.
Voltamos para o hotel, onde tinha um bar arrumadinho, e comemos umas entradinhas com vinho :-). Cansados do trajeto, fomos dormir cedo para, no dia seguinte, ainda dar mais uma voltinha pela cidade e seguir até Madrid.
A viagem foi ótima. Visitei cidades de sonhos, lindas, muito bem conservadas. Para mim, que sou fascinada por história, é emocionante conhecer lugares onde tanta coisa aconteceu ao longo dos séculos e poder mesmo me sentir nessa época ao admirar as construções, as ruelas, tudo em excelente estado.
Adoro parar, respirar e apreciar com calma esses lugares. Imaginar como o povo vivia, como conseguiram construir tantas maravilhas com a tecnologia de que dispunham naquela época.
A culinária desses dois países, combinada com excelentes vinhos, torna os momentos passados por lá perfeitos e inesquecíveis :-). Amei!
É isso. Depois de setembro terei novos lugares e momentos marcantes para compartilhar :-).
Até!











Nenhum comentário:

Postar um comentário