quinta-feira, 28 de março de 2013

Receitinhas Práticas IV - Casquinha de Chuchu

Oi gente!
Fiquei muito feliz esta semana, pois fui me pesar e estou com 56 quilos :-) Acho que havia uns oito anos que não chegava a esse peso. Já tinha adotado os 58. Sinal de que minha alternância de exercícios aeróbicos (spinning e escadinha) e a minha alimentação saudável estão funcionando :-)
Então, hoje vou colocar mais uma ideia de jantarzinho leve e saudável. A receitinha prática de hoje é a "casquinha de chuchu". Sabe aquela casquinha de caranguejo ou de siri que comemos na praia? Pois é, só que é de chuchu :-)
Olha a fotinho:




No facebook uma amiga comentou que só eu para fazer um chuchu ficar com a cara tão boa :-) Mas o que mais impressiona é o sabor desse prato. Nem parece que é chuchu (falo isso porque até hoje nunca ouvi alguém dizendo: "Nossa! Adoro chuchu" :-). É um legume meio sem graça, que não atrai muito.
Nessa receita, ele fica parecendo uma comida gostosa, daquelas engordativas :-)
Encontrei esse prato em uma revistinha que comprei há algum tempo. De início não acreditava muito que alguma coisa de chuchu ficaria tão boa.
Resolvi testar. Na primeira vez que fiz, usei o processador de alimentos para ralar o chuchu. Ficou em uma forma bem regular, parecendo algum tipo de macarrão. No hora que meu marido experimentou, ele não conseguia identificar. Achou que era algum tipo de massa. Nem acreditou que era chuchu :-)
Essa introdução foi necessária para demonstrar como a receitinha é boa, engana :-)
Enfim. Trata-se de mais um prato leve que podemos fazer para substituir a saladinha da noite.
A minha receita leva dois chuchus médios (aproximadamente 10 cm cada). Usei essa parte do ralo (tirei a foto porque não sei se essa parte tem nome, e para facilitar para as minhas amigas nada cozinheiras:-):


Em uma panela, coloquei um pouquinho de azeite (mais ou menos uma colher de sopa) e fritei um dente de alho picadinho. Coloquei o chuchu ralado e refoguei por aproximadamente cinco minutos. Acrescentei, então, três colheres de molho de tomate pronto (o que usei tinha 28 calorias em cada colher). Desliguei o fogo e misturei três colheres de leite de coco light (13 calorias cada colher). Experimentei e acrescentei um pouquinho de sal (a gosto) e coentro picadinho (uma colher de sopa - eu adoro, mas se você não gostar,  acho que com salsinha também fica bom).
Em um recipiente juntei uma colher (sopa) de aveia em flocos finos e a mesma medida de parmesão ralado (a coisa mais calórica da receita, 120 calorias). Reservei.
Coloquei o chuchu em panelinhas de porcelana e salpiquei essa mistura de aveia e parmesão. Levei ao grill do microondas por três minutos e voilá! Uma deliciosa casquinha de chuchu.
Na receita original, eles diziam para colocar só parmesão sobre o chuchu, este em um recipiente para levar ao forno. Eu achei desnecessário tanto parmesão e inventei essa mistura com aveia. Devo dizer que ficou muito boa e, com certeza, mais leve.
Coloquei nas panelinhas individuais porque queria deixar fofo o prato, mas dá para servir direto da panela ou usar uma forma refratária comum. Vejam minhas petites casseroles:



Charmosinhas, não? :-)
Adoro essa receita. É prática, saudável e muito gostosa. 
Demora cerca de trinta minutos.
O maior trabalho é ralar o chuchu, mas daí você põe o marido para realizar essa tarefa :-)
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário