sábado, 22 de dezembro de 2012

Porto



Oi gente!
Hoje vou falar um pouco de Porto.
Me lembro que uma vez o pai de uma amiga me disse que tinha conhecido Lisboa e Porto e que achava que eu iria adorar Porto, que iria preferir Porto a Lisboa.
Então nessa última viagem, inclui Porto e fiquei chateada quando vi que só podíamos ficar duas noites. Imaginei que seria muito pouco.
No entanto, para a minha surpresa, achei Porto legal. Ponto. Não foi a maravilha que pensei. O problema, acho que foi ter criado expectativa demais, além de ter ficado em um hotel que, apesar de ótimo, não ficava exatamente no centro histórico.
Sempre digo que esse negócio de hotel é coisa séria. Já percebi que gosto mais da cidade quando fico hospedada bem no centro histórico, perto de restaurantes, em que se pode ir à pé para jantar, por exemplo.
Em Porto, escolhi um hotel pelo fato de ter garagem (algo muito raro por lá), e o melhor: gratuita. A nota no booking estava boa. É o Século Hotel.
De fato, o hotel era muito bom mesmo. Já na recepção fiquei felizinha :-) a moça nos deu um up grade: um quarto com jacuzzi :-) Era um quarto bem grande, com um banheiro enorme (para os padrões dos hotéis em que fico na Europa). 
O café da manhã foi um dos melhores que já experimentei em minhas viagens. Tantos pães e doces portugueses... hum... Os funcionários eram muito atenciosos e simpáticos.
O único "porém" desse hotel, era que não dava para fazer as coisas à pé como em Lisboa (em que ficamos bem no centro). Tínhamos que pegar táxi.
Mas não posso dizer que isso chegava a ser um problemão, pois o táxi era barato, dava em torno de 8, 10 euros até os pontos de interesse. 
Bem, não sei qual foi o motivo exato, mas Porto não ficou no meu coração como outras cidades. Devo dizer, no entanto, que vale a pena conhecer. Muita gente adora a cidade. Talvez essa minha impressão tenha sido um evento isolado.
Mas, de qualquer forma, tenho uma dica de restaurante. É o Abadia. Ele nos foi indicado por uma amiga.
O ambiente é super aconchegante, o atendimento foi excelente e a comida deliciosa. Meus sogros pediram um Bacalhau a Lagareiro, que é uma das especialidades da casa, e adoraram. Disseram que foi o melhor bacalhau que comeram em Portugal. Eu, como não gosto muito de bacalhau, pedi meu arrozinho com camarão. Estava realmente gostoso.
No mais, deve-se fazer um passeio pelo centro histórico (veja aqui algumas boas dicas), andar pelas ruelas medievais (já perceberam que tenho uma fixação por ruelas medievais, né ;-), indo até a Ribeira para fazer um passeio de barco pelo Rio Douro. Esse foi um passeio que eu adorei! O passeio de barco pelo Douro. Custou € 10 por pessoa e durou, mais ou menos, trinta minutos. Foi ótimo. Uma vista linda da cidade, das pontes. Realmente um passeio que vale a pena.
Vejam umas fotinhos de Porto:











Outro passeio imperdível, evidentemente, é a visita às caves de vinho do Porto :-) Acho que ninguém pode deixar de conhecer as caves. Elas ficam do outro lado do rio, na Vila Nova de Gaia.
Após terminarmos o tour de barco, atravessamos a ponte mais próxima e fomos dar uma volta pela Vila. 
Nós não conhecíamos nada de Vinho do Porto, então resolvemos entrar em uma cave da qual eu tinha ouvido uma turista comentar com a mãe no passeio de barco, a Ferreira.
A entrada custa € 3 ou € 4 por pessoa, não me lembro exatamente.
Primeiro, eles dão uma rápida explicação sobre a história da cave, depois fazemos um tour pelas salas onde ficam os barris e depois degustamos dois tipos de vinho, um branco e um tinto. Em resumo, adorei :-)
Na saída fomos comprar uma garrafa do vinho deles. Escolhi o rubi, custava € 8. Então a funcionária me perguntou se estávamos em em algum grupo ou se tínhamos pago a entrada, pois neste último caso, com a apresentação do tíquete, tínhamos € 2 de desconto por pessoa. Ou seja, cada garrafa saia a € 6! Escolhemos mais uma, agora do branco :-) Já tinha achado muito barato, mas quando cheguei em Brasília e vi no mercado que ele custa R$ 79,00, aí sim tive certeza do bom preço :-)
Então é isso.
Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário