quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vinho




Oi gente!
Como todo mundo já deve ter percebido, eu adoro vinho :-)
Devo confessar que na época da faculdade bebi daqueles vinhos que vêm em garrafão e achava o máximo :-) Docinho... era tudo de bom :-) Ehehehe... credo!
Mas como tudo na vida evolui, aos 24 anos comecei a experimentar verdadeiros vinhos :-) Uma amiga que à época já conhecia um pouco da bebida me indicou alguns rótulos, só para começar...
A partir daí, me apaixonei pela bebida e o que antes me agradava muito, como caipirosca, por exemplo, já não tem mais tanta graça. Gosto mesmo é do vinho, seja tinto, branco, rosé ou espumante.
A cada dia quero experimentar novos rótulos e conhecer um pouco mais sobre a bebida. Até fiz um curso mega rápido express de vinho com uma amiga há pouco tempo. Foi ótimo para degustar os rótulos oferecidos, mas não anotei muita coisa, então já esqueci algumas informações :-) O curso foi ministrado por instrutores da Associação Brasileira de Someliers - ABS (veja o site: http://www.abs-brasilia.com.br).
Quando se faz um curso desses - mesmo que não tenha sido algo tão aprofundado - percebe-se a infinidade de opções disponíveis para experimentar. Então a gente sai daquele roteiro cabernet sauvignon-carmenere-malbec. Existem tantas uvas, rótulos e nacionalidades para serem explorados quando o assunto é vinho, que eu passei a tentar experimentar sempre algo diferente.
Nessas viagens que eu faço, tento aproveitar os vinhos típicos da região. Desta vez, em Portugal, bebi muito o vinho verde, que é exclusivo do país (veja informações e definições no site http://www.vinhoverde.pt) e o rosé, pois combinava perfeitamente com o clima bem quente da época.
Percebi algo interessante nesses países em que as pessoas bebem vinho com mais frequência - normalmente um cálice por dia -, há opções de meia garrafa para muitos dos rótulos disponíveis. Aqui no Brasil, acho um pouco difícil encontrar meias garrafas. É uma ou outra opção disponível e não é em todo lugar que encontramos.
Considerando esse fato, achei que valia a pena indicar aqui um lugar que adoro para comprar vinhos, já que na última vez que estive lá percebi que eles estão disponibilizando mais opções de vinhos em meia garrafa, é a Adega do Vinho. 
Trata-se de um adega pequena, com boas opções e com tratamento bem atencioso.
Muitos amigos gostam da Super Adega. Sei que eles têm o preço bom, mas eu gosto de lugares menores, mais acolhedores e com atendimento mais pessoal. Não sei, é uma frescura que tenho :-) Além disso, às vezes quero comprar uma garrafa de vinho para o dia e não tenho a menor paciência de ir até a Super Adega, que está sempre cheia e em que é difícil estacionar.
Gosto de pequenos estabelecimentos de bairro :-)
Outro motivo que me deixou feliz foi encontrar o Boccantino, Nero D'Avola na Adega do Vinho. Como disse no post sobre o restaurante Couvert, gostei tanto desse vinho que só escolho ele quando vamos  nesse restaurante. Um outro que também o serve é o Trattoria Mediterrâneo (já falei dele no post "Adoro comida italiana"). Na adega, estava a R$ 34,00.
Há diversas opções em várias faixas de preço.
Gosto de ir lá e dar uma olhada geral para escolher sempre um rótulo diferente. Muitas vezes encontro algumas promoções interessantes.
Enfim, sou uma apreciadora de vinho. Não entendendo muita coisa, não conheço muito as técnicas de harmonização. Acho que o vinho é para ser apreciado sem muita preocupação com o que é "certo", ou seja,   se um dia estou com vontade de tomar um vinho tinto com risoto de abobrinha, por exemplo, por que não o fazer? :-)
A Adega do Vinho do Sudoeste fica na CLSW 104, bloco C, loja 18.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário