domingo, 25 de novembro de 2012

Coimbra


Oi, gente!
Dando continuidade aos relatos da viagem de setembro, hoje vou falar de Coimbra.
Essa cidade não estava no meu roteiro original, pois iríamos sair de Lisboa direto a Porto. No entanto, uma amiga disse que eu deveria passar por Óbidos, pois era uma cidade lindinha do jeito que eu gosto. Então, para melhor aproveitar a viagem, resolvi passar por Óbidos, depois dormir em Coimbra e só no dia seguinte partir para Porto. Foi uma excelente ideia!
Como disse, fiquei em Óbidos apenas algumas horas, para conhecer o centrinho histórico. Depois do almoço (lá pelas 15h, 15h30), partimos para Coimbra.
O hotel em que fiquei hospedada foi simplesmente ótimo! É o Olso Hotel. Ele fica muito próximo do centro histórico de Coimbra, tem garagem própria (deve ser em outra quadra, pois quem leva o carro é o funcionário do hotel), um bom café da manhã e funcionários muito prestativos e simpáticos. Realmente gostei muito. No dia seguinte, enquanto esperávamos o carro, o gerente do hotel foi conversar conosco, perguntou se tínhamos sido bem tratados e se o serviço havia sido satisfatório. Eles foram muito atenciosos.
Também tem um bar muito providencial, onde pudemos tomar um vinho (Mateus de novo ;-) e fazer um lanche.
Fiz a reserva pelo www.booking.com.
Do nosso quarto dava para ver a Universidade de Coimbra lá no alto. Veja:



Relativamente à cidade, para mim foi uma surpresa. Nunca dei muita importância a Coimbra, nunca tinha ouvido falar muito bem de lá.
É uma cidade com um centro histórico bem interessante, com ruelas e prédios medievais que quase se encostam. Tem muita subida e escadaria, então para algumas pessoas pode ser um passeio um pouco cansativo, mas eu adorei. 
Gosto muito de cidades antigas. Adoro andar por aquelas ruelas e imaginar como era a vida na época medieval. Ver aqueles prédios altos colados uns nos outros. Cidades medievais realmente me encantam.
Chegamos no hotel por volta de 17h. Deixamos as malas e fomos dar uma volta pela cidade. Como nessa época do ano o sol se põe mais tarde (lá pelas 21h), já conhecemos a cidade logo no dia da chegada, mesmo porque íamos partir no dia seguinte pela manhã para Porto.
Uma pena que os pontos de interesse da Universidade de Coimbra (como a sua biblioteca) já estavam fechados e não nos animamos de fazer toda a subida de novo no dia seguinte antes da viagem, então essa parte ficou para a próxima visita a Coimbra :-)
Vejam algumas fotos:

Praça do Comércio

Praça do Comércio - outro ângulo



Catedral da Sé

Pátio da Universidade de Coimbra - Faculdade de Direito


Oliveira centenária

Ruela da cidade medieval




No hotel, eles disponibilizam um mapinha da cidade e indicam os pontos turísticos. Basta atravessar a rua e começar o passeio pelo centro histórico. É bem fácil e acho que em um dia, dá para ver tudo.
Não tenho restaurantes para indicar em Coimbra, pois, como chegamos à tarde e já fomos passear pela cidade, à noite preferimos ficar no bar do hotel mesmo, relaxando, curtindo a vista da cidade e tomando um vinho.
Gostei muito de Coimbra. Valeu muito a pena mudar um pouco o roteiro para dar uma passada por lá. Para quem gosta de história e construções antigas, acho uma boa opção de visita ;-)
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário