segunda-feira, 4 de abril de 2011

Paris!


Bonjour! :-)
Hoje vou falar sobre mais uma entre as delícias da minha vida: viajar :-)
Amo viajar. E para começar a falar sobre o assunto, escolhi a cidade mais linda e encantadora que já conheci: Paris!
Escolhi Paris também porque vários amigos meus resolveram visitar a cidade luz nesse ano e acho que esse post pode ajudar em algumas coisas.
Vou dar algumas pequenas dicas que acho interessantes para aqueles que vão a Paris pela primeira vez. Para informações muito mais completas e diversificadas, indico o site conexão paris. É excelente!
Bem, estive em Paris duas vezes. Na primeira com umas amigas e na segunda, em lua de mel (claro :-).
Com raras discordâncias, Paris é ainda mais maravilhosa do que imaginamos. Tem um clima diferente, que não sei explicar. É chique, culta, relaxante. Tem muita história e, de tão conservada, parece que podemos até voltar no tempo, para os séculos XVI a XIX, ao visitarmos os seus monumentos.
A comida é maravilhosa e por um bom preço (gastamos em torno de € 15,00 a "formule" com três pratos).
Para aqueles que vão de TAP (tem voo saindo de Brasília), sugiro que programem para descer no aeroporto de Orly, pois é mais próximo do que o Charles de Gaulle e, por isso, o taxi fica mais barato (se quiserem descobrir como pegar metro e ônibus, consultem o conexãoparis).
Para a hospedagem, adorei ficar no Quartier Latin. É um dos bairros mais antigos da cidade e tem toda aquela atmosfera gostosa, cult, que eu imaginava de Paris. Não indico meu hotel, pois, apesar de a localização ser excelente e os atendentes serem simpáticos, o quarto era bem feio e velho. Mas se quiserem pesquisar no booking algum hotel perto, o nome do que eu fiquei é Home Latin. A localização realmente é ótima. fica perto de um monte de restaurantes. Perto dele também tem uma padaria (boulangerie) onde comi o melhor croissant até o momento. Comemos todos os dias no café da manhã :-) Delícia! Vou procurar direitinho o endereço dessa boulangerie e coloco aqui no blog depois. Vale muito a pena.
Para aqueles que, como eu, adoram visitar monumentos, não deixem de comprar o Paris Museum Pass (informações: http://www.parismuseumpass.com/). Você escolhe o de 2, 4 ou 6 dias seguidos e tem direito a entrar em vários pontos turísticos (a Torre Eiffel não está inclusa) sem pegar fila em praticamente nenhum (isso é muito bom).
Paris é uma cidade para ser percorrida à pé, mas se for usar o metrô, é melhor comprar a cartelinha de 10 viagens, pois fica mais barato que a viagem individual (guarde o tícket usado até sair da estação. Vez ou outra tem um fiscal que pede para conferir e se você não estiver com ele, é multa na certa).
Um coisa que eu recomendo para quem for ficar mais que 4 dias em Paris, é o passeio de um dia em cidades próximas, como Rouen, Chartres, Versailles, Fontainebleau. Você pega o trem e em mais ou menos uma hora, chega a um desses lugares, curte o dia e pega o trem de volta. Eu a-do-ro esse tipo de passeio, pois conheço lugares lindos, sem o estresse de ficar carregando mala.
Ah! o passeio de barco pelo Sena à noite é imperdível!!
Não deixem de fazer o típico programa de turista: passar em um mercado, comprar queijos, vinho e uma baguete e comer no hotel :-) Os queijos são muito baratos (paguei € 2 em um queijo camembert que aqui no Brasil, custa uns R$ 15,00, pelo menos) e os vinhos, ótimos.
Tentem experimentar os pratos típicos parisienses como coelho, pato, batata au gratin (delícia), sopa de cebola, salade de chèvre chaud (salada com queijo de cabra quente), e bebam muito Kir :-)
Até mais!

3 comentários:

  1. Olá Michelli!!!
    Bom saber do seu Blog! ADOREI!! Olha, eu estive em Paris sozinha e, com isso, bati muita perna! Não pude curtir muito a parte das refeições, porque não falava inglês, nem francês na época (hoje estudo inglês e espanhol pra não perder tempo!). Uma dica que queria deixar aqui é a ilha de Saint Louis,em Paris. Achei muuuito legal!
    É isso!

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar amiga!!! Seguirei todas as suas dicas!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. To aqui lendo sua experiência em Paris. Acabei de comprar minha passagem, então suas dicas serão muito úteis!

    ResponderExcluir